
Abdominoplastia
A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal, é um procedimento que visa principalmente remover o excesso de pele apresentado na região abaixo da cicatriz umbilical. É indicado para pacientes com flacidez de pele abdominal, geralmente mulheres após gestações ou pessoas que sofreram perda de peso acentuada (após cirurgia bariátrica ou não). A cirurgia não tem como objetivo principal eliminar gordura. Apesar de uma grande quantidade de gordura ser removida com a cirurgia, temos que lembrar que o objetivo principal é a remoção da pele excedente. Para a remoção de gordura, podemos ainda associar a lipoaspiração.

Nesta cirurgia é descolada a pele da região abdominal, até próximo as costelas, reaproximada a musculatura abdominal que encontra-se afastada, e o excesso de pele é tracionado e retirado. Geralmente a quantidade de pele retirada vai da implantação dos pelos pubianos até o umbigo, dessa forma, as estrias que se encontram abaixo do umbigo saem com a cirurgia. Uma nova abertura é confeccionada para a cicatriz umbilical. A cicatriz fica na altura da cesariana. Sua extensão varia conforme a quantidade de pele a ser retirada. Quanto mais pele , maior a cicatriz. A cicatriz fica escondida ao se colocar um biquini.
A anestesia pode ser a peridural ou anestesia geral, e somente é realizada em ambiente hospitalar. A alta é prevista para o dia seguinte a cirurgia.
Em casos particulares de pequeno excedente de pele somente na região abaixo do umbigo e implantação alta da cicatriz umbilical (umbigo "alto"), pode-se fazer uma incisão menor, e remover pele apenas abaixo do umbigo, procidimento conhecido como mini-abdominoplastia.
No período pós operatório é recomendado andar de forma curvada por 7 dias, e levemente curvada pelos 7 dias subsequentes. Durante esse período de 14 dias a pele encontra-se tracionada. O dreno geralmente é retirado após 7 dias e os pontos após 14. O uso de cinta modeladora é recomendado por 2 meses, assim como o uso de roupas leves e que não apertem nas primeiras semanas. O retorno ao trabalho ocorre após 2 semanas,às atividades físicas após geralmente um mês e meio, e às atividades extenuantes (ex:academia) após 2 meses. A drenagem linfática ajuda a reduzir o edema e as equimoses (manchas roxas), além de muitas pacientes relatarem uma sensação de bem estar após a sessão. A drenagem não altera o resultado estético final. Enquanto houver equimoses, mesmo que antigas, não deve haver exposição ao sol. A cicatriz não deve ser exposta ao sol por um período de 6 meses.