
Lifing Facial
O inexorável processo de envelhecimento, permite nos dizer a idade de uma pessoa, com razoável precisão, apenas olhando para a fotografia de seu rosto. Alguns fatores contribuem para um envelhecimento precoce como a grande exposição prévia ao sol, tabagismo, e uma musculatura facial muito ativa, provocando rugas no rosto, além de claro uma predisposição genética.

A cirurgia de lifting facial diferentemente do passado (30 anos atrás), em que a preocupação do cirurgião era deixar a pele do rosto esticada, tem como meta reposicionar as bolsas de gordura e tecidos conectivos da face que estão deslocadas e retirar apenas a quantidade de pele excedente. Com isso, hoje em dia se obtém resultados muito mais naturais e cicatrizes mais discretas. O nome técnico dessa cirurgia é ritidoplastia, e o seu nome vem de rítides, sinônimo de rugas. Incisões cirúrgicas são feitas ao redor da orelha, o que permite ter acesso a praticamente o rosto inteiro.
O reposicionamento dos tecidos deslocados é fundamental no processo de rejuvenescimento, melhorando o excesso de volume na parte inferior da bochecha (popularmente conhecido como "buldog"), reduzindo o sulco naso-labial marcado (popularmente conhecido como "bigode-chinês") e reestabelecendo o volume na região malar ("maçã do rosto"). A técnica utilizada para esse reposicionamento pode ser a plicatura do SMAS (tecido conectivo da face intimamente interligado às bolsas de gordura), a dissecção e ressecção do SMAS, ou a dissecção e o imbricamento. Não existe técnica melhor ou pior, existe a técnica melhor para cada caso.
Através de uma incisão logo abaixo do queixo, é possível realizar uma plicatura (costura) da musculatura do pescoço, reduzindo a papada. Através de incisões na região do couro cabeludo é possível tratar também as sombrancelhas caídas e a região da testa .
Após essa etapa é feita a remoção de pele, que é mínima, apenas suficiente para que o rosto seja envolvido sem excessos de pele, deixando o resultado mais natural e as cicatrizes mais discretas, já que estarão sem tensão. Recentemente tem se dado mais atenção à injeção de gordura no rosto, em áreas que perderam volume, o que por vezes dá um aspecto jovial.
A anestesia é geral e o procedimento dura em torno de 4 horas. Após a cirurgia o paciente sai com um enfaixamento na cabeça que deverá ser removido após 48 horas. Deve se evitar o calor nos primeiros dias, assim como o uso de maquiagem. A retirada de pontos ocorre entre ume e 2 semanas. A cicatriz se localiza ao redor da orelha e tende a amadurecer com o tempo tornando-se mais discreta. O tempo de retorno às atividades é de 2 semanas. Enquanto houver equimoses é importante evitar o sol. Exercícios físicos leves após 1 mês.
Uma alternativa para quem tem alteração apenas no terço inferior (região abaixo da boca), principalmente a papada, é o mini lifiting. A cirurgia consiste nos mesmos passos, porém a área de descolamento é menor. Com essa cirurgia trata-se apenas essa região, porém o tempo de recuperação e o tempo de retorno às atividades são menores.