
Lipoaspiração
A lipospiração tem por objetivo remover pontos de gordura localizada, proporcionando um contorno corporal mais harmonioso e atraente. É indicada quando mesmo após dieta e exercícios físicos a gordura não é eliminada. Não é uma cirurgia para emagrecimento ou perda de peso. Pode ser realizada no abdômen, nos culotes, parte interna de coxas, iregião dorsal, face interna de joelhos, braços, e região do pescoço.

O procedimento é realizado introduzindo-se, através de mínimas incisões, uma cânula conectada a um aparelho que produz vácuo. Essa é a essência da lipoaspiração. Existem algumas variações como : Vibro Lipo em que um motor auxilia o cirurgião no movimento de vai e vem, Lipo Ultrassônica na qual um aparelho de ultrassom implode as células de gordura que entram em ressônancia com a frequência do aparelho, e a Lipo a Laser em que uma fibra ótica conduz o feixe que auxilia na destruição das células de gordura. É muito importante salientar que a essência da lipoaspiração é basicamente "sugar"a gordura. As variações podem ser válidas em situações específicas, porém carecem de estudos de revisão que atestem a sua eficácia.
Afirmar que um método é melhor que o outro, do ponto de vista científico, não é correto. Nomes fantasia como Smart Lipo ou Lipo Express, não tem embasamento científico algum.
A resolução do Conselho Federal de Medicina (C.F.M.) limita a quantidade a ser aspirada: 7% do peso corporal.
As células de gordura são retiradas de forma definitiva, dessa forma, se houver o ganho de peso no pós operatório, a tendência é de engordar menos nas regiões aspiradas e mais em outras regiões, mantendo a forma harmoniosa. Muitas vezes a retirada de gordura de uma região destaca a região vizinha ( dando a impressão que esta última aumentou de volume). É importante lembrarmos que o mais importante é dar formato ao corpo, e não tentar remover exaustivamente toda a gordura. O importante não é o que sai, e sim o que fica.
A qualidade da pele é importantíssimo nessa cirurgia. Quanto maior a capacidade de retração, melhor o resultado.
Quando se avaliar necessário, a mesma gordura aspirada, pode ser injetada: é a chamada lipoescultura. A área mais comum para a injeção de gordura ou lipoenxertia é a região glútea. Uma parte da gordura injetada é reabsorvida pelo organismo, porém as células de gordura que se integrarem o farão permanentemente. Sabendo que parte do injetado será reabsorvido, é comum calcular a quantidade de gordura injetada para que o volume final seja o desejado.
A anestesia é a anestesia geral ou a raqui/peri anestesia. Inchaço é comum no primeiro mês po's operatório e os resultados finais serão vistos com 6 meses. As cicatrizes são mínimas, algo em torno de 5 a 7 mm, e ficam em regiões escondidas. O tempo de afastamento do trabalho assim como o retorno às atividades físicas pode variar muito conforme o tamanho da área aspirada, porém em média podemos falar que de 1 a 2 semanas para o retorno ao trabalho e 1 mês para o retorno às atividades físicas leves.