
Mastopexia
A mastopexia (cirurgia para levantar as mamas) é indicada para pacientes que apresentam ptose (queda), que geralmente ocorrem após uma perda de volume das mamas. São inúmeros os fatores que podem causar a ptose, como gestações, grande perda de peso, ou simplesmente o envelhecimento.

É importante ressaltar que esta técnica não dá volume para as mamas, e sim,resposiciona o tecido já existente, removendo o excedente de pele. Se a paciente deseja aumentar o volume, pode ser associado a colocação de um implante de silicone. Da mesma forma é importante salientar que apenas a colocação de implante de silicone não corrige a ptose mamária, exceto em casos muito leves e selecionados. Assimetrias mamária também podem ser corrigidas com essa técnica.
As incisões são feitas ao redor da aréola, e na metade inferior da mama, possibilitando a remoção da pele excedente. Além da pele, são feitos retalhos com o parêquima mamário com o intuito de se estruturar a mama, conferindo um resultado harmonioso e duradouro.
Fatores como a elasticidade cutânea, tamanho da mama e a predisposição genética serão fundamentais na duração do resultado.
A anestesia utilizada é a geral, e o procedimento dura de 2 a 3 horas. A alta é prevista para o di seguinte. A cicatriz final é na grande maioria dos casos, em forma de T invertido (formato de âncora), sendo que boa parte dela fica escondida no sulco submamário.
O uso de sutiã cirúrgico é recomendado por 2 meses após a cirurgia.O retorno às atividades rotineiras ocorre em torno de 1 a 2 semanas.É importante evitar movimentos vigorosos com os braços e levantar os braços acima dos ombros. Os exercícios físicos leves podem ser realizados após um mês e meio e atividades intensas como academia, após 2 meses.